Os jardins verticais vem se popularizando nos últimos tempos.
Otimizando espaço e maximizando a disponibilidade para as plantas, são mais uma opção de trazer o verde aos ambientes, embelezando e melhorando os níveis de oxigênio. E dependendo das espécies escolhidas, vão ajudar a desintoxicar o ar do local.
É uma ótima solução para melhorar aquele parede que você quer disfarçar alguma imperfeição estética. Vamos deixar aqui algumas dicas para que essa parede verde seja um sucesso!
1- Considere as condições de luz e sombra
Veja quais são as condições de sol, sombra e vento no local que você escolheu para montar seu jardim vertical. As espécies de plantas devem ser escolhidas conforme as condições que ele vai oferecer na maior parte do tempo.
2- Plantas exigentes
Tenha clareza no objetivo do seu jardim vertical. Será decorativo, será um herbário, uma horta...? As plantas requerem cuidados diferentes, umas são mais exigentes outras nem tanto. Para o todo se manter bonito e equilibrado, é necessário se atentar para as podas, adubações e defensivos adequados para proteger as plantas.
3- Porte das plantas
Tudo é questão de proporção! É comum esquecer que as plantas vão crescer, e uma espécie pode atingir 2m de altura e tomar conta do jardim todo, se ele for executado em um espaço pequeno.
4- Irrigação automática
Irrigar o jardim vertical por gotejamento é a melhor forma, você pode fazê-lo com uma mangueira ou com um sistema de irrigação automática. A drenagem do jardim tem que ser boa.
5- Jardins verticais precisam de cuidados
A irrigação automática agiliza muito o trabalho, mas para que esse jardim prospere é necessário o mínimo de manutenção. Ao menos uma vez por mês precisa ver o estado das plantas, se estão com pragas, precisam retirar folhas mortas, etc.
Se você está se propondo a dar aquela mudada e trazer a natureza para dentro ou fora de casa , os jardins verticais são bonitos e vão entregar vida e frescor aos seus ambientes.