Há algum tempo os ambientes das residências começaram a se integrar. E a utilização de divisórias para delimitar as atividades em um mesmo espaço foram ganhando a atenção.
A princípio eram usadas bem discretamente, afinal, a maioria de nós não ficávamos tanto tempo desfrutando da convivência em casa, pois a maior parte do tempo o trabalho era realizado em outros locais. O conceito “aberto” em uma planta era bem vindo, por vários motivos. Citaremos dois:
- Economia na hora pois, paredes a menos significa vários serviços a menos que não precisariam ser feitos, como as fundações para sustentação dessa parede, a vedação e os acabamentos, sejam ele pinturas ou colocação de algum outro tipo de revestimento.
- a convivência em maior tempo mesmo, com todos os moradores da casa, se concentraria mais aos finais de semana. Então era mais tranquilo de se lidar. Porque sim, as mudanças de hábitos vão impactar no comportamento de todos e o ambiente, vai contribuir bastante para isso. Aquela baguncinha maior não iria frequentar o dia a dia, onde o corre corre é maior.
fonte imagem Pinterest
Aí veio o inesperado...
Querendo ou não as paralisações devido a pandemia, obrigou-nos um olhar mais atento sobre o nosso modo de conviver em família e como realmente ocupamos e cuidamos dos ambientes de nossas casas.
O conceito aberto começou a ser questionado e ambientes que anteriormente tinham caído em desuso, como a sala de jantar, começou a ser lembrada de que não era usada somente em ocasiões especiais. Muita gente quando criança, fez muita pesquisa em enciclopédia, cartazes na cartolina e as tarefas escolares todas na mesa da sala de jantar.
Vamos combinar que tinha muito mais espaço que as escrivaninhas de hoje no quarto.
Concordamos que ninguém quer pagar imposto em espaço que não se usa ou pra “guardar bagunça”.
Sim, tudo tem que ser otimizado da melhor forma. Porém depois desse acontecimento mundial, algumas coisas tiveram e estão sendo repensadas.
E tudo que acontece nessa vida tem o lado negativo mas também tem o positivo.
Muitos de nós pegou gosto de cuidar mais da organização, funcionalidade e decoração do lar, porque percebeu a influência direta que o ambiente tem na gente. Procurando deixar mais harmonioso possível par o convívio familiar.
Afinal, na maioria dos casos, teve um aumento de atividades e pessoas para um ou dois espaços.
Se antes funcionavam apena para ver TV, dá um cochilo e fazer as refeições, agora também tem que funcionar para trabalhar, estudar, fazer exercício físico, meditar, brincar e há aqueles que tem que conciliar os animaizinhos de estimação.
Muita coisa precisou ser revista não é mesmo?
Divisórias são soluções mais adaptáveis
Principalmente quando a organização e a otimização são para necessidades diversas e pra ontem!
O hall de entrada por exemplo, também ficou em muitos casos, sumido na onda da integração. Hoje esta novamente ganhando atenção, pois o hábito de deixar bolsas, chaves , casacos e até sapatos na entrada ganhou adeptos. Esses espaços podem ser facilmente recriados com o uso de divisórias, complementadas com uma bela Decoração.
fonte imagem Pinterest
A sala de estar que agora agregou um espaço para trabalho, a divisória pode ser feita com uma estante por exemplo, que para um lado pode ser apoio organizando objetos de trabalho e para outro mais decorativos. Equilibrando alguns espaços vazados, essa estante também permitiria que a luz passe e mantenha a sensação de amplitude.
fonte imagem Pinterest
Outra forma mais leve seria usar biombos para separar os espaços. Além de criar uma divisão das atividades, os biombos dão um toque decorativo ao ambiente ao mesmo tempo que permite privacidade.
fonte imagem Pinterest
Agora, se por questão de horários em conflito com a rotina da casa, é primordial que haja mais silêncio e abstrair-se de distrações para que não interfira no trabalho, melhor seria utilizar divisórias fixas como painéis de madeira ou drywall.
Entre a sala de estar e a cozinha
Na prática, muitos já perceberam que as integrações são muito bonitas nas revistas, no dia a dia é um pouco diferente. Se largar a cozinha bagunçada, com louça para lavar, visualmente parece que tudo fica no mesmo pé. E quando chega visita inesperada? Naquele dia em que não estamos com ritmo de organização operando...e tudo bem quanto a isso. Mas quando existe a possibilidade de colocar painéis deslizantes, que permitem isolar os ambientes, é bem melhor.
E eles podem ser de vidro translúcido, adesivado ou pintado, madeira, metal.
fonte imagem Pinterest
Mas se o que se quer é apenas delimitar funções, sem necessariamente isolar, pisos em padrões diferentes podem ter essa função e até mesmo plantas podem cumprir essa função. Tudo vai de harmonizar com o estilo da sua decoração.
fonte imagem Pinterest
fonte imagem Pinterest
Paredes vazadas com cobogós também são bem vindas e vão permitir a circulação de ar e luz.
Há também a possibilidade de utilizar um balcão ou uma ilha como divisória, proporcionando um espaço extra para refeições rápidas ou apoio para utensílios de cozinha. Para quem deseja uma opção mais rústica, a utilização de uma parede de pedra ou tijolos aparentes pode ser uma ótima escolha.
Independentemente da opção, é importante planejar a divisória de forma a manter a harmonia e a funcionalidade dos espaços.
Se você busca separar espaços para um uso mais eficiente ou quer criar um ponto de destaque no ambiente, limitar funções diferentes, obter privacidade temporária ou permanente funcional ou criativo, as divisórias são uma boa pedida para solucionar essa questão.