Adicione Vida em sua Sala com Plantas

Se nos colocarmos a imaginar um espaço onde nos sentiríamos mais felizes, tranquilos e relaxados, como ele seria?

Alguns de nós pensaria em um campo gramado, árvores, lagos, cachoeiras, o mar, flores, um céu azul.

Porém, principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos, essa visão não é levada para dentro das nossas casas.

Os espaços urbanos estão cada vez mais barulhentos, espremidos, densos, poluídos. Nos levando a um grande estresse e a uma ansiedade maior ainda.

É preciso colocar uma dose diária de conexão com a natureza em nossas vidas, afinal o ser humano tem essa conexão profunda com ela pois ele também é natureza.

Trazer as plantas para dentro dos nossos ambientes e proporcionar uma experiência de paz e tranquilidade de uma caminhada em meio a natureza.

Nossa casa é o espaço mais importante das nossas vidas, e se você já estava pensando em colocar um verdinho nela e não sabe como começar, que tal começar pela sala?

Considerações na hora de escolher

A cor verde exerce um efeito calmante sobre nós e dependendo da espécie, ajuda a purificar o ar do ambiente.

Ao escolher suas plantas, considere combinar as necessidades das plantas com seu estilo de vida. Afinal, estamos falando de um ser vivo, que também requer seus cuidados e qual o tempo que você terá pra disponibilizar pra isso?

Hoje em dia, existem alguns recursos que podem te ajudar até a dar uma ousadinha, caso seu tempo seja corrido. Como por exemplo vasos auto irrigáveis ou até mesmo irrigadores automáticos, que são uma mão na roda pra poupar o tempo se são muitos os vasos ou pra te liberar pra viagens curtas sem se preocupar com a hidratação das plantas, porque elas vão receber água.

As espécies mais favoráveis para se colocar em ambiente interno, são as que se adaptam a sombra ou a luz solar indireta e até mesmo, as que se desenvolvem bem com luz artificial.

Alguns exemplos de plantas para interiores são: raphis, areca, singônio, aglaonemas, antúrios, espada de São Jorge, suculentas, filodendros, pothos, samambaias, avencas, tamareira-anã, lírio-da-paz, planta-aranha, crisântemos, fícus, fícus elástico, dracena, violetas.

  

A primeira impressão da sua casa

Habitualmente, é na sala de estar que recebemos nossas visitas e onde mais interagimos com nossa família, e este lugar é perfeito para começar a decorar com plantas.

Pense na paleta de cores da sua sala e no estilo da sua decoração.

Se sua sala tende mais para o boho chic, uma boa pedida seria acomodar as plantas em cestos de vime, palha ou cachepôs de madeira e também de macramê.

Caso sua vibe é mais maximalista, vasos inovadores, brilhantes e coloridos serão base para suas verdinhas. Afinal, essa linha criativa aposta no “quanto mais melhor”.

E está tudo bem se está alinhado com sua essência.

Mas caso é o oposto disso que combina com você, os vasos de terracota ou concreto vão se ajustar bem em ambientes mais minimalistas.

Os vasos de concreto também ficam estilosos em uma sala com estilo industrial, e o verde vai dar uma quebrada nos tons neutros característicos deste estilo, trazendo um certo aconchego pois essa decoração remete a um galpão industrial, porém sua função é de ser um lar.

 

Agrupando as plantas

As plantas gostam de companhia de outras plantas, colocá-las em conjuntos vai ser saudável pra elas e vai ficar muito charmoso e dar aquela vida ao ambiente. Brinque com a regra dos 3 nessa hora! Se você não conhece o poder dos números ímpares em uma decoração, leia esse nosso post sobre “A  Estratégia Mágica do 3 na Decoração”.

Espécies pendentes como véu de noiva, coração emaranhado, peperômia-melancia, peperômia-filodendro, samambaias, jibóias, monstera oblíqua podem compor com outras espécies que fiquem em um vaso no chão por exemplo, formando um lindo ponto focal em um canto da sala.

Brincando com as diferentes alturas, você cria uma profundidade em sua sala. As plantas pendentes podem estar dispostas em prateleiras, armários ou mesmo fixas em um suporte no teto.

As médias em nichos, mesinhas ou peitoris de janelas e as maiores, ficam no chão mesmo.

                                     

                   fonte Pinterest

Crie padrões interessantes

Você pode formar conjuntos que mesclem plantas com folhas frondosas com folhas espessas, desta forma você vai dando uma textura ao ambiente. O mesmo pode ser feito com os recipientes e suportes.

Você pode criar um ponto focal utilizando suportes de macramê para suas espécies mais leves.

Colocando vasos de tamanhos diferentes mas com a mesma palheta de cor, ou de mesmo material como vários vasos de vidro.

               

           fonte Pinterest

Faça uma mesa posta com plantas! Agrupando as menores, como suculentas, mini samambaia havaiana, fitônias, mini-antúrios, cineraria-marítima, em sua mesa de centro ou de lateral.

Os terrários também são maravilhosos destaques

 fonte Pinterest

 

Decorando com as trepadeiras

 As trepadeiras ficam incríveis nas paredes das salas. Existem uma variedade de estruturas e direcionadores para você orientá-las de acordo com sua grande tela, que é a parede.

E você também pode fazer uso de objetos como escadas de madeira, que vão servir de apoio para um vaso com trepadeiras e suporte para enroscar.

              

  fonte Pinterest

Mas deve-se prestar atenção na proporção. Tudo na decoração é proporção. Se o cômodo for pequeno, espécies como hera -do -diabo, hedera e monstera vão ficar demais, pois elas são muito frondosas.

As trepadeiras chamam muito a atenção, e requer uma atenção pois limites não são com elas. Seria bom ter um cuidado em não lotar demais de plantas, pois vai  perder o efeito decorativo e vai ficar sufocante.

Em paredes claras, as trepadeiras verdes ficam melhores, contrasta bem com o branco, creme e beges .

   

Se quiser colocar um ar mais dramático ao espaço, trepadeiras como a glória-da-manhã vão te dar esse resultado.

Para um design mais contemporâneo, as paredes mais simples vão acomodar melhor plantas trepadeiras.

 

Que tal árvores?

Se você tem espaço e uma ensolarada janela voltada para o norte, vá em frente com uma oliveira por exemplo. Ela vai prosperar e entregar altura na sua decoração.

Caso sua realidade seja de sombra, as espécies de palmeiras e a figueira-lira (Ficus Lyrata) vão se dar melhor.

Pinheiro-de-norfolk , oliveira, dracena, árvore-guarda-chuva, laranjeira, figueira-comum, samambaia arbórea, fícus elástica são outros exemplos de árvores que você pode ter dentro de casa.

Árvores em vasos vão fazer aquela conexão com o exterior.

  

      fonte Pinterest

São muitas as formas de começar a introduzir planta em sua decoração. Esperamos que você considere adotá-las em seus ambientes.

Plantas trazem bem estar em nossas vidas.

 

AmbientesBiofilíaCasaParede verdePonto focalSala de estar