A princípio, tanto a reciclagem quanto o reuso criativo tem como finalidade o reaproveitamento de materiais residuais do processo de fabricação ou do uso dos produtos.
Podemos dizer que ambas as formas procuram um caminho responsável para obter materiais para fabricar novos objetos ou dar uma repaginada em algum já existente.
É aí que mora a diferença.
A reciclagem tradicional recolhe os materiais de um item e os reprocessa para serem usados em outro lugar.
Exemplos : transformar papel usado em papel reciclado, transformar o pneu velho em matéria-prima para asfalto ecológico, reaproveitar embalagens de creme dental em fabricar telhados para casas ou fazer casinhas para pets, levar a sucata de metal para ser derretida, novamente, na indústria siderúrgica e transformar em novos produtos.
Os materiais para serem reciclados precisam ser limpos, fundidos, derretidos para que assim possam ser reestruturados em novos itens.
Já o reuso criativo das mercadorias, elimina a necessidade de toda essa energia e custo tornando o processo ainda mais sustentável. Seria um processo de agregar valor em algo já existente.
Reutilizar é criar algo de alta qualidade e durabilidade que pode ser utilizado repetidamente.
Transformar garrafas de vidro em luminárias, caixas de papelão para fazer móveis improvisados, o velho pneu pode virar um gostoso balanço pra criançada ou divertidos vasos para as plantas. Roupas velhas transformam-se em panos de limpeza ou em novas peças de roupa.
Reuso criativo é sobre dar uma nova vida a algo de forma original e a reciclagem seria sobre transformar o descarte em novos produtos.
No dia a dia, podemos aplicar o reuso criativo de diversas formas: comprando roupas em brechó ou fazendo trocas com amigos e ou parentes; customizar as próprias roupas, sapatos ou bolsas para dar uma renovada; decorar a casa com objetos criados a partir de garrafas e embalagens; levar seus próprios potes ao comprar em mercearias e estabelecimentos que vendem produtos a granel.
São muitas as opções para aplicar o reuso criativo!
Outra coisa que se pode fazer, é dar aquela repaginada nos móveis de casa. Antes de pensar em jogar fora, dê uma boa olhada pra ver se não tem possibilidade de restaurar o móvel, ou reaproveitar alguma parte dele.
Exercite a criatividade. Quando você começa a ter um olhar diferente pra tudo que você tem, o jogar fora não vai ser mais a primeira opção.
Vai abrir a possibilidade de resignificar suas coisas e também vai se surpreender como você é uma pessoa muito criativa e imaginativa. Com certeza esse exercício vai impactar em outras áreas da sua vida. Em nosso artigo “ O que é bricolagem?” falamos mais sobre como isso se reflete.
O reuso criativo envolve a bricolagem com certeza!
Por fim substituir hábitos que geram problemas, como um acúmulo de lixo gigantesco, por hábitos que geram soluções e vão refletir em como estamos cuidando do nosso Planeta Terra, da nossa casa e de nós mesmos.