Jardinagem na varanda e quintal: tudo que você precisa saber
As pessoas decidem criar uma jardim na varanda, quintal ou pátio por vários motivos. Mudança de uma casa maior para uma menor; morar de aluguel e aproveitar os espaços disponíveis; ter menos trabalho com um jardim menor, enfim, independente do motivo, há sempre um jeito de se ter um cantinho verde.
Até uma única planta num vaso já é um jardim! Temos tantas opções: barris, jardineiras, pneus, panelas velhas, chaleiras e até sapatos velhos. Bora começar?
Planejando o Seu Jardim
Em primeiro lugar, pense no que você quer com esse espaço. Vai plantar hortaliças? Ervas? Quer um lugar pra relaxar ou receber amigos? Depois, dê uma boa olhada ao redor. Veja onde estão as portas, o que já tem de plantado e o que está atrapalhando. Livre-se do que não serve mais e renove o que pode ser útil.
Sente-se por algum tempo em diferentes lugares do espaço. Dessa forma descubra aonde você se sente melhor. Esse lugar é o mais indicado para colocar as cadeiras, bancos, balanços. Você gostaria de um ambiente mais formal ou descontraído? Que tipo de decoração pretende incluir: sinos de vento, pássaros, cores, flores, ervas aromáticas, etc.
Anote tudo, faça um croqui no papel, isto é, um desenho simplificado. Caso escolha recipientes grandes, como barris e vasos, para encher de terra, planeje bem onde ficarão. É bem difícil mudar de lugar depois. Se for viável, pense em colocar rodinhas nesses objetos.
Montando o Jardim
Recipientes: Dê preferência a materiais naturais como argila, pedra, madeira ou ferro fundido. Lembre-se de que o solo quando molhado fica mais pesado! Em caso de varandas, use materiais mais leves como fibra de vidro, acrílicos ou cestos. Podem ser suspensos, usar suportes de arame, baldes, banheiras.
Escala: plantas pequenas em recipientes pequenos, plantas grandes em vasos grandes, planta trepadeiras em treliças. As treliças podem ser de parede ou mesmo aquelas que se adequam em vasos e jardineiras.
Microclimas: importante ver se as plantas que pretende cultivar, conseguem se adaptar a quantidade de sol disponível no espaço. Se a sombra que predomina, begônias e antúrios, orquídeas são alguns exemplos que preferem essa condição. Gerânios, petúnias e alfazemas necessitam do sol pleno. Atenção também para ver se as plantas gostam ou não de ventos sobre elas.
Solo: use terra própria para vasos, elas já vem adubadas, são mais leves e esterilizadas. A terra do solo do jardim é mais compacta e pesada. Evite também solos contaminados com produtos químicos.
Regas: deixem os vasos drenados e esvazie pratinhos e pires com excesso de água. Em caso de sacadas de apartamentos, principalmente as com guarda-corpos vazados, com grades por exemplo, atente-se em ter coletores adequados para a água para não causar problemas com vizinhos.
Fertilizante: com regas constantes, os vasos vão precisar de mais nutrientes. Farinha de ossos e outros fertilizantes orgânicos são bem vindos.
Funcionalidade: o jardim é uma extensão da sua casa. Coloque as plantas que estão no interior da casa para fora no verão. Você pode criar uma nova sala de estar ao ar livre.
Ponto focal: crie um destaque, seja um vaso grande, uma planta alta, uma pequena fonte de mesa ou de parede ou de chão. Trepadeiras perenes em um grande vaso cumprem bem esse posto de destaque
fonte imagem PInterest
Cor: uma paleta de cores frias vão dar amplitude ao espaço. Paletas de cores quentes vão diminuir o mesmo. Escolha até três cores principais. Um jardim com flores brancas, vão trazer uma atmosfera de luar à noite.
Iluminação: pequenas luzes de led, escondidas entre as plantas, vão trazer um ar lúdico e mágico no seu pequeno recanto verde.
Agora que você tem conhecimento do básico, encorajamos colocar a mão na massa e transformar sua varanda, quintal e até um corredor em um lindo e compacto jardim! Boa jardinagem!
fonte imagem Pinterest