Falando Sobre Iluminação e Dicas

A  iluminação é um elemento que interfere e muito na atmosfera do lugar. Ela pode tornar um ambiente acolhedor como também um lugar frio demais e sem graça.

Às vezes, nos sentimos desconfortáveis, e a iluminação esta fazendo esse desfavor e não damos conta.

Exemplos?

Sim vamos a eles: lojas comerciais pouco iluminadas, não conseguimos apreciar direito os produtos, suas cores...e se for lojas de alimentos, a coisa toda chega a passar uma péssima impressão de “ambiente sujo” ( e as vezes está mesmo!)

O contrário em excesso também não é confortável. Um iluminação geral, forte demais, podem trazer mal estar como dor de cabeça e olhos lacrimejantes, pois estes estão sendo forçados a abrir as pálpebras. Traz uma sensação de limpeza, sim. Porém a permanência prolongada pode ser incomoda.

Provadores de roupa,,, minha gente, tem algumas lojas que precisam rever isso. Ampliam tanto nossas “implicâncias” em relação ao corpo, que desistimos, nada fica bom. Estávamos melhores nos espelhos de casa!

A coloração da luz também vai interferir, precisa ser bem usada. Uma pizzaria com paredes amarelas, uma iluminação azulada, vai deixar o presunto da pizza esverdeado...nada apetitoso não é mesmo?

Podemos perceber então que a cor, requisitos e a forma como a luz vai incidir na superfície dos objetos vão trazer resultados diferentes e sensações também.

Esquemas de Iluminação

Existe uma classificação para os esquemas de iluminação:direta, semi-direta, indireta, semi-indireta  e geral .

Focaremos aqui nas iluminação direta e indireta. Um conhecimento adequado de como esses dois esquemas se comportam, vão fazer maravilhas em sua decoração.

Iluminação direta é responsável por distribuir de 90 a 100 por cento da luz geral emitida em um ambiente. Ela é a luz de base. Vai assegurar uma movimentação confortável nesse espaço. Seu direcionamento vem do teto para o piso. Pode ter uma função decorativa ou funcional para alguma tarefa, vai depender de sua intensidade e posicionamento.

Iluminação embutida é um tipo de iluminação direta.

 
A iluminação direta emite até 90% da luz na direção descendente. A superfície refletora curva no topo absorve os 10% restantes dos raios na tendência ascendente. 

Iluminação indireta

É direcionada para cima, o teto é o principal refletor desse tipo de iluminação e dessa forma as sombras são praticamente eliminadas. A reflexão é difusa e o uso de refletores invertidos ou curvados como tigelas são os mais utilizados para esse efeito.

A luz direta tem feixes mais focados que acabam produzindo pontos focais quanto a luz indireta por ser difusa, vai trazer um resultado mais suave sem formar um foco.

A combinação da iluminação direta e indireta vai trazer uma configuração melhor na iluminação.

Quando em uma bancada de cozinha por exemplo, que tenha um armário suspenso acima dela, usar uma iluminação embutida nesse armário, vai facilitar a atividade em cima dessa bancada combinada com uma indireta que esteja iluminando o geral dessa cozinha, trazendo aconchego. Essa luz na bancada vindo indiretamente pelo armário, vai ajudar e não fazer sombra na hora que você esta cortando algum alimento. Nesse caso traz também segurança.

Nas fachadas arquitetônicas, uma luz externa indireta pode evidenciar suas características. Colocadas nos degraus das escadas, iluminando um pilar ou coluna.

                          

No home office, a luz direta na mesa de trabalho é de grande funcionabilidade, assim como em uma mesa de estudo, pendentes na mesa de jantar. E nesses ambientes para iluminar geral, podemos colocar uma luz indireta que não vai atingir diretamente os olhos, deixando mais aconchegante e suave.

Vantagens e desvantagens da iluminação direta

Vantagens: proporciona foco direto em um objeto ou ponto de interesse; traz segurança pois atrai sua atenção, por isso é utilizada em áreas de risco e escuras  como escadas; esteticamente cria sombras interessantes em sua casa quando bem colocadas traz efeitos interessantes.

Desvantagens: causa reflexo nas telas; brilhos muito fortes estressando os olhos; mantém a área do teto escura pois é direcionada para o piso.

Vantagens e desvantagens da iluminação indireta

Vantagens: traz a percepção de ampliar o espaço pois não se vê as luminárias diretamente e sim os efeitos da luz; seu brilho é reduzido uma vez que espalha uniformemente no ambiente, então não estressa os olhos e nem reflete nas telas; é calmante, ótimas para dormitórios; destacam as fachadas externas das edificações.

Desvantagens: não brilha o suficiente; se direcionar apenas para o teto e não também nas paredes, vai deixar o ambiente escuro.

Mas vamos a dicas que podem melhorar a questão da iluminação na decoração de nossas casa.

  • Luz como divisória: em salas grandes, podemos criar pequenas áreas iluminando de formas diferentes cada canto, objeto ou móveis. Isso irá proporcionar também economia na energia, pois trará a possibilidade de iluminar somente a área de interesse.
  • Pendentes: ótimos elementos de atração em um ambiente, podem ser colocados em outros pontos de destaque que não sejam necessariamente em cima da mesa de jantar. Experimente em um canto de leitura, acima da mesa de centro da sala de estar ou na mesa de trabalho.
  • Luz natural: sempre que possível, procure proporcionar a entrada de luz natural durante o dia. A luz solar saneia o ambiente e melhora nosso humor. Se por algum motivo, isso seja impossível
  • Iluminação sustentável: entra a LED, tecidos e materiais diferenciados na cortinas e persianas, papel em abajures difundem a luz e não criam sombras demais.
  • Iluminação holofote: quando suspensos nos tetos vai trazer a sensação de limpeza e nitidez nos ambientes. Porém é uma luz que cria sombras nos rostos, deixando em evidências imperfeições e rugas. Uma iluminação como a de uma farmácia, extremamente forte, se você não está tão bem, vai ficar pior pois causa dor de cabeça...
  • Cores na iluminação: tons esverdeados e azulados não vão favorecer em algumas situações, pois ela deixa a pele com uma coloração estranha, nada saudável.
  • Luz quente: modelar um ambiente com luzes mais quentes, como de uma lareira ou um por do sol que bate no seu rosto, uma luz mais suave e dourada, com um toque rosado, traz um aspecto saudável. Vem difusa e lateralmente e são replicáveis utilizando os abajures de mesa que tenham vidro fosco ou leitoso colocados de forma que fiquem na altura de nossos olhos. Pode-se criar esse efeito de por do sol no horizonte, também com arandelas com foco para o teto ou luminárias de chão com foco para o teto.
  • Banheiros: luzes em torno do espelho, tipo camarim, ou ladear com arandelas de vidro leitoso ou fosco, de forma que fique na altura de sua cabeça, vão suavizar as marcas do rosto. Colocar a iluminação por trás do espelho também fica mais agradável.

A Da Vivenda reuniu seus itens de iluminação em sua sessão de especiais, passe por lá e encontre algo para dar um toque de luz em sua casa.

AmbientesCasaDecoraçãoIluminação